sábado, 2 de abril de 2011

Porcos capitalistas ou ecochatos... Você escolhe!

Uma ótima forma de exercitar o uso da linguagem é buscar recursos argumentativos para questões que sejam, pelo menos de início, difíceis de sustentar. Lendo a revista VEJA dessa semana, tive uma idéia para que os alunos façam suas postagens da próxima semana. Na pagina 72, há uma matéria sobre jogar lixo na rua. Assunto de relevância, atual no contexto das questões ecológicas, enfim, um prato cheio para argumentações. Nesse texto, a jornalista Sandra Brasil afirma categoricamente que "a pessoa que joga lixo na rua, na calçada ou na praia se revela portadora de uma disfunção mental e social que a inabilita para o sucesso no atual estágio da civilização". Apesar de haver, hoje, um discurso severo quanto à necessidade de consciência ecológica, posicionamento da jornalista é, no mínimo, exagerado e radical. Sabemos muito bem que qualquer forma de radicalismo é ofensivo ao bom-senso e consiste em equivoco sério no processo de avaliação de um texto.
Como exercício, façamos o seguinte: como poderíamos argumentar, sem incorrer em radicalismos e idéias absurdas, a favor do ato de jogar lixo na rua? Notem que se trata se um exercício mental de estímulo dos processos cognitivos envolvidos na arquitetura textual. Ou seja, não estou estimulando ninguém a agir contrariamente ao que é melhor pra sociedade. Espero os argumentos de vocês e, ao final, compartilharei o meu.

22 comentários:

  1. da emprego aos garis!

    Marcela Spinelli

    ResponderExcluir
  2. Quando as pessoas jogam lixo nas ruas isso gera várias cosequências, mas como a maioria da sociedade de hoje não se importa muito, torceremos para que as próximas gerações vendo essa jogar lixo nas ruas se conscientize e não faça a mesma coisa. Assim tornando as cidades um lugar melhor para se viver.

    ResponderExcluir
  3. (Finalmente a postagem o:)

    Bom, ao invés de nós, retardados mentais, segundo a jornalista Sandra Brasil, paremos de jogar lixo na rua, porquê não começar um sistema de criação de arte abstrata no meio do lixo? Se continuássemos a jogar lixo nas ruas, além de um crescimento do emprego como a Marcela já disse, haveria um grande aumento na criatividade das pessoas, com um suposto projeto do tipo: "Faça Arte na Arte" ou simplesmente "Arte no Lixo".

    Um filme chamado "Lixo extraordinário", dirigido por Lucy Walker, retrata muito bem o meu argumento. Arte no lixo, esse documentário revela a "porquisse" do ser humano, de catadores de lixos de aterros sanitários colossais, que usam o lixo como uma simples forma de expressão.

    :D

    ResponderExcluir
  4. São poucas as pessoas que ligam para o mal que jogar lixo na rua causa, porem, há pessoas que lutam para conscientizar o planeta a agir de forma inteligente e preservar aquilo que pode não existir para nossos filhos amanhã =)

    ResponderExcluir
  5. Hoje em dias as pessoas não pensam nas consequencias que isso pode causar ao futuro e consequentemente aos nossos filhos,etc...Essas pessoas jogam tudo no chão para os lixeiros pegarem e se possível reciclarem,e não jogando lixo no chão isso gera melhorias à nossa vida morando em cidades mais limpas e organizadas.

    ResponderExcluir
  6. jogando lixo nas ruas, daremos, não só emprego aos garis, mas oportunidade para os recicladores de lixo, que poderão aumentar sua renda reciclando o que encontrarem jogado por aí.

    ResponderExcluir
  7. Jogando lixo nas ruas tambem arruma emprego aos motoristas dos caminhões de lixo, que passam para recolher esse lixo das ruas.

    ResponderExcluir
  8. Uma mudança no visual dos lugares

    Em uma sociedade tão moderna como a que vivemos, onde há uma constante busca pelo novo, o diferente, por que não mudar o visual das ruas, praias e outros locais?
    O lixo é uma ótima opção: um material tão colorido, de várias formas e tamanhos, que pode mudar, e muito, a aparência dos lugares que já consideramos comuns, sem graça, deixando-os totalmente diferentes.

    ResponderExcluir
  9. Jogar lixo na rua pode ser um alívio para quem está com ele, seja segurando, ou guardando. Mesmo o lugar sendo impróprio, é uma opção para não sujar a própria roupa ou gastar mais rapidamente os sacos de lixo guardados em casa. Assim, o lixo da rua tem quem recolhe, e não temos o trabalho de fazer isso em casa.

    ResponderExcluir
  10. Um benefício de se jogar lixo na rua é que além de dar mais empregos aos garis,uma pessoa com uma renda menor pode coletar latinhas e vender para a reciclagem aumentando sua renda e ainda ajudando no meio ambiente

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Jogando lixo nas ruas (muitas vezes resto de comida), a pessoa acaba proporcionando alimento aos cachorros e gatos abandonados, fazendo com que não morram de fome.

    ResponderExcluir
  13. O benefício de jogar lixo é para que os ambientalistas possam fazer seu trabalho de ajudar o mundo, pois se esse é o "dom" deles, eles não teriam mais nada para fazer.

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. O acumulo de lixo nos lixões públicos é visto como um malefício pela maioria da população.O que quase ninguém pensa é que, eles na maioria das vezes, são os responsáveis por sustentar uma familia.Todos os dias pessoas procuram no amontoado de lixo coisas que podem ser recicladas e até restos de comida para acabar com a fome.

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Ao jogar o lixo na rua, fazemos um certo movimento, assim nos exercitamos e em alguns casos, pessoas deixam de ser sedentárias.

    ResponderExcluir
  18. O Brasil é hoje um dos países do mundo que mais reciclam material. Na transformação de latas de alumínio.E geram empregos para os garimpos,como são os catadores de reciclagem.De uma lado o lixo é uma coisa boa e de outro ele atrapalha na nossa vida..

    ResponderExcluir
  19. O Brasil é um lugar em que está se desenvolvendo uma preocupação maior com questões ecológicas e ambientais.Porém se piorarmos a situação,levarmos ela ao extremo isso influenciaria as pessoas e poderia causar um efeito que finalmente as levariam a ver a realidade,que todas as atuais desgraças terremotos,poluição,chuva acida,entre muitas outras coisas,são obras das pessoas que não se importam na vida em sociedade contanto que estejam bem em suas vidas.Isso traria muitas desgraças,doenças,revoltas mais levaria a sociedade a perceber e levar em conta que precisamos um dos outros para melhorar a situação atual do planeta.Sem falar que surgiriam mais trabalhos,e mais preocupações com o ambiente em que vivemos.Além de aliviar o peso da pessoa que o jogará na rua.

    ResponderExcluir
  20. Jogando lixo nas ruas, aumenta o número de garis, caminhões de lixo, pessoas que reciclam o lixo..
    Além disso, muitas vezes, jogamos resto de comida, e isso ajuda os animais que são abandonados na rua.

    ResponderExcluir
  21. Jogando lixo nas ruas além de voce aumentar o mercado de trabalho dos garis, motoristas de caminhões de lixo e alimentar animais famintos também favorece aos skatistas, que podem reutilizar o lixo para fazer obstaculos.

    viini (:

    ResponderExcluir
  22. Além de gerar empregos variados, modificar a aparencia das ruas e estimular a reciclagem, mostra que há pessoas que não se importam em sujar ruas, escolas ou lugares publicos.

    ResponderExcluir